Conheça um pouco sobre Business Intelligence

Traçar estratégias e tomar decisões que envolvam o desenvolvimento da empresa não é tarefa fácil. Muitas são as variáveis que devem ser levadas em consideração para que o resultado das ações ocorra como o planejado. Mas como tomar decisões mais assertivas? A resposta certa seria conhecer tudo sobre o negócio, considerando aspectos internos e externos, podendo-se traçar um cenário real das condições do negócio. De posse dessas informações, saímos da dedução para a certeza.

Realizar o levantamento de todas essas informações pode não ser algo tão simples. O grande volume de dados e a complexidade de interpretação acaba por demandar tempo, custos elevados e alocação de pessoal, o que para muitas empresas, é escasso. Foi com o diagnóstico dessa demanda que passaram a surgir conceitos e ferramentas para facilitar a coleta e o gerenciamento de informações. Surge o Business Intelligence.

Definimos Business Intelligence (Inteligência de Negócios) como um conjunto de processos que visa coletar e gerenciar dados de empresas a fim de utiliza-los a favor do crescimento e competitividade do negócio. A implementação do Business Intelligence visa guiar o processo de tomada de decisão nas empresas, onde se busca estratégias que realmente deem resultado, acabando com o desperdício de tempo e dinheiro em ações falhas e sem embasamento.

O Business Intelligence voltado para área de desenvolvimento web utiliza métricas de acessos de sites e comportamento do usuário para gerar dados que ilustrem o desempenho da empresa nos canais online. Esses dados irão ajudar na manutenção e no ajuste de estratégias voltadas para esses canais.

Tratando-se de segurança, a Loja Virtual é desenvolvida em ambiente criptografado de forma a proteger os dados cadastrados no site. Esse recurso garante uma compra segura para todos os clientes.

Google Analytics e Google Tag Manager

O Business Intelligence pode oferecer dados importantíssimos sobre o desempenho de seu negócio na internet. O Google Analytics e o Google Tag Manager são ferramentas desenvolvidas para esse fim, coletando dados sobre o site e seus visitantes.

O Google Analytics é uma ferramenta para monitoramento e análise de sites e aplicativos. Suas funcionalidades permitem monitorar não só o volume de acessos do site, como também dados sobre o perfil do visitante. Essas informações são bastante relevantes para saber se o site está realmente cumprindo seu papel. Mapeando o caminho do visitante dentro do site é possível descobrir o tempo de permanência dele em cada página. Se seus visitantes estão abandonando o site sem fazer nenhuma interação com ele, então é hora traçar uma nova estratégia que pode ser voltada para a programação ou design do site. Outra ferramenta imprescindível para o monitoramento de sites é o Google Tag Manager. Essa ferramenta permite inserir tags em todas as páginas do site que deverão ser monitoradas. Por exemplo, se você precisa saber quanto usuários clicaram em um botão na página inicial do site, o Google Tag Manager instala uma tag específica para esse botão para que posteriormente possamos acessar os dados de monitoramento desses cliques.

Ter o Google Analytics e o Google Tag Manager implementados no site é essencial para obter uma análise detalhada de seu desempenho, podendo assim, melhorar a cada dia a experiência do seu visitante e consequentemente os resultados da sua empresa.

Se já possui um site, blog ou e-commerce, a solução em Business Intelligence da Midia Proativa possui as ferramentas ideais de monitoramento para otimizar suas estratégias de negócio.

Nossas soluções em Business Intelligence:

  • Implementação e monitoramento Google Analytics

  • Criação e instalação do Google Tag Manager

  • Monitoramento de E-commerce

  • Otimização de conversão (CRO)

  • Testes A/B: descobrir qual a melhor versão para as páginas do seu site

Precisa de dados precisos sobre o desempenho do seu negócio na internet? Trace estratégias com base em dados reais.

Solicite uma proposta para a Midia Proativa.